BAIKAL INTERFACE

NUBANK

Great Simple

Guilherme Neumann

Iniciamos há 3 anos como qualquer outro estúdio de design, tentando fazer um bom trabalho para nossos clientes. Mas a grande virada dessa história foi uma certa dependência que tínhamos por parte dos clientes.

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Breve apresentação

Olá! Nós somos o estúdio de design Great Simple. Somos cinco: Oleg, Yuriy, Alexey, Artem e Yulia. Nós todos moramos e trabalhamos no centro da Siberia, na cidade de Novosibirsk.

Iniciamos há 3 anos como qualquer outro estúdio de design, tentando fazer um bom trabalho para nossos clientes. Mas a grande virada dessa história foi uma certa dependência que tínhamos por parte dos clientes. Sempre foi duro encarar o que o cliente queria de resultado e o que nós realmente queríamos como resultado. Não criávamos da forma que imaginávamos.

Daí mais ou menos 6 meses atrás tivemos a ideia de mudar nosso modo de trabalho e nos concentrar em projetar interfaces para venda. Uma das maiores vantagens desse passo é que agora podemos criar produtos próprios, onde podemos usar todo nosso potencial e ainda elevar o nível das nossas habilidades. Foi nesse período que criamos o Baikal UI kit.

Trabalhando no Baikal como nosso primeiro grande projeto foi bem difícil. Queríamos que ele fosse um conjunto perfeito, atraente, loucamente útil e desejado por nossos clientes. Depois de Baikal, criamos muitos outros produtos interessantes, e de lançamento em lançamento já conseguimos sentir um enorme salto no que fazemos.

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Baikal Lake. Foto por Sidetracked.com
O estúdio possui um estilo muito interessante e consistente. Quando criaram esse kit de interface, como sabia que estava bom o bastante para outras pessoas usarem massivamente levando em consideração questões como usabilidade?

Nós gostamos muito de um design bem feito, e a ideia era fazer que Baikal fosse um produto extremamente estiloso. No decorrer do processo, uma das tarefas mais sérias que tínhamos que seguir a risca era de fazer não só uma interface muito estilosa, mas também extremamente útil e legível para os outros usuários. Esses dois pontos: estilo e usabilidade, são os principais da lista no nosso modo de trabalhar.

Esse trabalho, assim como todos os outros seguem um padrão modular, que particularmente gosto muito, pois qualquer pessoa pode configurar o layout da sua própria maneira.
Mas criar um design modular e colocá-lo à venda, de certa forma não diz aos seus clientes que eles não precisam mais do seu trabalho customizado?

Todos podem usar nossos produtos da forma que bem entenderem. Acreditamos que a maior parte de nossos clientes usam componentes prontos porque é muito mais fácil e nossos componentes também são muito bons. Mesmo se alguém desejar criar um design mais limpo, poderá fazer a partir das centenas de componentes que já fizemos. Você também pode criar protótipos de alta fidelidade para o seu próximo grande projeto.

Como foi projetar todos esses elementos no Sketch e fazê-los parecer tão bem quanto no Photoshop? Qual se saiu melhor?

Nós fizemos no Sketch de primeira, há 6 meses atrás. Durante os primeiros dias só ficamos explorando as possibilidades, e o que podemos dizer hoje é que ele é simplesmente fantástico! Depois da interface sobrecarregada do Photoshop, o Sketch é como se fosse um Tesla Model S diante de um Cadillac vintage.

Eu acho que o processo de trabalho no Sketch não toma tanta energia e tempo de você, principalmente porque ele tem uma interface limpa e simples. Todas as opções úteis você encontra em questão de segundos. Os atalhos são simples e previsíveis, não precisando ir no Google para descobrir. Podemos dizer que trabalhar no Sketch é realmente muito bom e não te faz perder tempo.

Artigo publicado por Gláuber Sampaio em 2015.

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